domingo, 17 de julho de 2011

Jacuri assina convênio para realização de etapa de MotoCross

Foto: Paulo Roberto Gonçalves

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) e a prefeitura de São José do Jacuri, firmaram parceria para a realização da 9ª Etapa da Copa dos Vales de Motocross, nos dias 30 e 31 de julho.

O convênio foi assinado pelo secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, e pelo prefeito do município, José de Fátima de Oliveira, que esteve com o chefe de Gabinete da Seej, Adair Vidal, para formalizar o apoio financeiro do Governo de Minas.

O convênio prevê repasse de recursos para produção de cartazes de divulgação, confecção de troféus, sonorização, serviços de locução, aluguel de tendas e banheiros químicos, além da contratação de seguranças para o dia do evento. De acordo com o prefeito, a expectativa é de que a etapa tenha um público de 3 mil pessoas e conte com a participação de 100 atletas, entre amadores e profissionais.

“O apoio trará visibilidade no cenário esportivo para o município e uma possibilidade para que a região ofereça uma opção saudável de lazer para nossos jovens. Eventos como esses ajudam no enfretamento ao uso de álcool e outras drogas, e a Seej é uma parceira presente”, analisou o prefeito.

“O evento vai ao encontro do compromisso assumido por nosso governador de tornar Minas Gerais o melhor estado pra se viver. Estamos nos empenhando para somar esforços e melhorar a qualidade de vida dos mineiros. Estimular atividades esportivas em todas as regiões do Estado, promovendo a interiorização das políticas públicas do desporto e da juventude, e tornar os cidadãos protagonistas em nosso Estado é a nossa obrigação”, garantiu Braz.

As informações são da "Agência Minas".

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Itamarandiba: Minério de ferro será explorado por australianos

Foto: "Sítio do Timóteo"

É o que divulga a Centaurus Metals, mineradoura australiana, em seu portal na internet. Segundo informações do site o projeto Itamarandiba está localizado a 400 KM a nordeste do Quadrilátero Ferrífero, sendo que a carteira do projeto compreende uma aréa de 322 KM², composto por 19 moradias.

Em Itamarandiba, o minério de ferro era amplamente utilizado desde o período colonial até meados do século XX, em produções artesanais de ferramentas braçais agrícolas, como enxadas, machados, além de ferraduras e outros aplicativos para o campo.

Ainda no último quartel do século XX, estudos da USP apontaram para a existência de jazidas de minério de ferro no município, pertencentes à faixa Nova Era-Itamarandiba.
Em pesquisa no site do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM, várias são as licenças de pesquisa de minério de ferro autorizadas pela instituição no município.

Na cidade de pouco mais de 32 mil habitantes percebe-se a expectativa criada com o anúncio do projeto, e de outro lado, a necessidade de reflexão para equacionar possível desenvolvimento econômico com o desafio e direito de ver assegurado o meio ambiente ecologicamente equilibrado e uma cidade sustentável.

Página no site da Mineradora www.centaurus.com.au