segunda-feira, 11 de julho de 2011

Itamarandiba: Minério de ferro será explorado por australianos

Foto: "Sítio do Timóteo"

É o que divulga a Centaurus Metals, mineradoura australiana, em seu portal na internet. Segundo informações do site o projeto Itamarandiba está localizado a 400 KM a nordeste do Quadrilátero Ferrífero, sendo que a carteira do projeto compreende uma aréa de 322 KM², composto por 19 moradias.

Em Itamarandiba, o minério de ferro era amplamente utilizado desde o período colonial até meados do século XX, em produções artesanais de ferramentas braçais agrícolas, como enxadas, machados, além de ferraduras e outros aplicativos para o campo.

Ainda no último quartel do século XX, estudos da USP apontaram para a existência de jazidas de minério de ferro no município, pertencentes à faixa Nova Era-Itamarandiba.
Em pesquisa no site do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM, várias são as licenças de pesquisa de minério de ferro autorizadas pela instituição no município.

Na cidade de pouco mais de 32 mil habitantes percebe-se a expectativa criada com o anúncio do projeto, e de outro lado, a necessidade de reflexão para equacionar possível desenvolvimento econômico com o desafio e direito de ver assegurado o meio ambiente ecologicamente equilibrado e uma cidade sustentável.

Página no site da Mineradora www.centaurus.com.au

Nenhum comentário: