terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Feliz Natal e Próspero Ano Novo



Estamos em dezembro e 2010 começa a bater à porta. Junto com ele, vem as indefectíveis promessas de ano novo, que costumam virar pó antes do Carnaval.

Que tal se, este réveillon, em vez das promessas vagas você fizesse planos concretos para melhorar de vida? Cada pessoa deseja algo diferente, então não dá para traçar aqui um plano para todas. Mas é possível sim criar um método eficaz para que você alcance suas metas em 2010.

Primeiro passo: defina o que você quer

Dezenas de pesquisas ao redor do mundo mostram que as pessoas bem sucedidas na vida têm um ponto em comum: um objetivo principal definido.

Ulsain Bolt quer ser o homem mais rápido do mundo. Warren Buffet quer ser o homem mais rico do mundo. Eike Batista quer ser o empresário mais bem sucedido do Brasil. Lula queria ser presidente do Brasil.

Qual o seu objetivo principal definido?

Qual a meta que o empolga, que o enche de energia?

Não é uma pergunta fácil de responder. Minha sugestão é que comece a escrever o que vem à mente e, depois, liste as que realmente importam e ordene-as em grau de relevância.

Segundo passo: transforme os objetivos em metas

Já falamos aqui da diferença entre sonhos e meta. “Quero emagrecer” é um sonho enquanto “Vou perder 10 quilos de gordura entre janeiro e junho de 2010 através de exercícios físicos e alimentação adequada” é uma meta.

Uma meta é específica, é mensurável, tem um prazo e tem um meio através do qual será atingida. Transforme os seus sonhos em meta e terá dado um grande passo para que eles se tornem realidade.

Terceiro passo: aja, devagar e sempre

O grande problema com os grandes sonhos é que eles são tão difíceis e distantes…

Uma maneira de você realizar suas metas é quebrá-las em pequenos pedaços. Pequenos mesmo.

Ainda no exemplo acima. Você não pode perder 10 quilos hoje. O que você pode fazer é ir para a academia e malhar a sua rotina de hoje da melhor maneira possível. Esse é um pequeno passo que, dado repetidamente, faz você chegar a sua meta.

Algumas metas são atingidas através de hábitos. Outras são como um projeto, que dependem de uma sequência de ações pequenas para se tornarem realidade.

Tudo o que você tem a fazer é listar esses pequenos hábitos e essa sequência de pequenas ações e depois executá-los. Um pouco por dia, até chegar aonde você quer.

E para finalizar, uma perguntinha: algum nobre leitor sabe me informar se haverá alguma evento de comemoração de fim de ano em Jacuri?

Boas festas a todos!

Agradecimento ao blog curtavida.com